Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de cateteres urinários para ajudar no esvaziamento da bexiga. O cateter é um tubo fino e flexível que é introduzido pela uretra até a bexiga, permitindo a saída da urina quando a pessoa não consegue urinar normalmente.

Somente profissionais de saúde estão habilitados a inserir cateteres internos ou a realizar o procedimento chamado cateterismo intermitente limpo. Isso acontece porque se trata de uma técnica invasiva, que exige treinamento adequado e cuidados rigorosos de higiene para evitar complicações.
É uma forma de cateterismo na qual o cateter é introduzido na bexiga apenas para esvaziá-la e, em seguida, retirado. Esse procedimento pode ser repetido várias vezes ao dia, de acordo com a orientação médica. Em algumas situações específicas, após treinamento e acompanhamento, o próprio paciente pode aprender a realizar o procedimento em casa, sempre seguindo as recomendações do profissional de saúde.
Sempre que um objeto estranho entra no corpo, há riscos. No caso do cateterismo, os principais são:
Por isso, é essencial seguir as orientações médicas, usar materiais estéreis e manter a higiene correta das mãos e do local antes e depois da cateterização.
O cateterismo pode ser uma ferramenta muito útil no cuidado da saúde urinária, mas precisa ser feito com segurança. Nunca tente realizar por conta própria sem orientação médica. Converse sempre com seu médico sobre a melhor forma de cuidar da sua bexiga, pois cada caso é único.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.