O que está acontecendo comigo?
Quando não se consegue controlar a perda de urina, você tem incontinência urinária, que pode variar de pequenos escapes a vazamentos mais intensos. A incontinência urinária pode ser causada por vários fatores, incluindo fraqueza nos músculos do assoalho pélvico, lesões nervosas ou problemas na bexiga ou próstata. Não se preocupe se isso acontece com você, muitos homens têm esse problema!
Como é a incontinência urinária?
Há três tipos: esforço, urgência e mista. A incontinência por esforço ocorre quando há pressão súbita ou estresse físico na barriga, enquanto a incontinência por urgência é uma vontade forte e repentina de urinar que é difícil de controlar. A incontinência mista é uma combinação dos dois tipos. E não é só para homens mais velhos: homens de todas as idades podem ter incontinência.
O que causa a incontinência?
A incontinência pode ser resultado de uma variedade de condições, incluindo gravidez, obesidade, infecções do trato urinário, sequelas da Covid-19 ou até mesmo alguns medicamentos.
Você não está sozinho
A Incontinência é mais comum do que você imagina. No Brasil, 1 em casa 4 pessoas acima do 40 anos de idade tem algum tipo de incontinência urinária. Ou seja, são mais de 10 milhões de pessoas!
Níveis de incontinência
A incontinência pode ser leve, moderada ou intensa. O tratamento pode incluir exercícios musculares, medicamentos, intervenções cirúrgicas ou a utilização de fraldas para adultos. É importante conversar com seu médico para definir o tratamento mais adequado para você.
Tenho incontinência, e agora?
Se você sofre com a incontinência, não deixe que isso afete sua vida social, há produtos para ajudá-lo. Lembre-se de que a incontinência urinária não precisa ser um problema vergonhoso e, com o tratamento adequado, é possível controlar e melhorar os sintomas para que você possa desfrutar de uma vida plena e saudável.