O que causou a incontinência?
Não precisa ficar com vergonha! Nós sabemos, por experiência própria, que a incontinência urinária é um problema que pode ocorrer com qualquer pessoa, independentemente da idade, gênero ou saúde.
Doenças crônicas, como diabetes e esclerose múltipla, podem afetar os músculos da bexiga e da uretra, levando a dificuldades na hora de controlar a urina. Algumas das possíveis causas nos homens estão relacionadas ao aumento da próstata e as cirurgias na região do abdômen. Além disso, pessoas com sobrepeso e obesidade podem ter uma maior predisposição para desenvolver incontinência e, ainda, quem teve Covid-19 pode desenvolver incontinência urinária como sequela permanente.
Ah, infecções urinárias também podem ser responsáveis pela incontinência em alguns casos! No entanto, há também outros fatores que podem contribuir para o surgimento deste problema, como o consumo de certos alimentos e bebidas, incluindo café, álcool e refrigerantes, que podem irritar a bexiga e aumentar a vontade de urinar.
Portanto, se você está lidando com a incontinência urinária, não precisa se sentir constrangido. Há diversas opções de tratamento e cuidados que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e reduzir a frequência e intensidade dos episódios de perda de urina. Consulte um médico para receber o diagnóstico correto e encontrar a melhor solução para o seu caso.
Incontinência é algo que só acontece com idosos?
Não. Pessoas de qualquer idade podem ter incontinência urinária. No Brasil, uma em cada quatro pessoas acima de 40 anos tem incontinência urinária.
Mas é fato que a prevalência se torna maior com o avanço da idade tornam-se. Isso acontece porque a quantidade máxima de urina que a bexiga consegue reter pode diminuir com o passar do tempo. Além disso, o tempo entre o alerta que o cérebro recebe e a decisão de urinar já não é o mesmo que na juventude.
Mitos sobre a incontinência
#1 Se eu ficar barrando o xixi enquanto urino, ficarei com músculos mais fortes.
Kegels é uma boa ideia, porem não durante o ato de urinar. Pessoas que começam a parar de urinar constantemente podem desenvolver uma bexiga hiperativa.
#2 Incontinência só acontece com pessoas idosas.
Apesar de mais frequentes em pessoas mais velhas, pessoas de todas idades podem ter incontinência urinária por diferentes motivos.
#3 Se eu tenho incontinência, preciso mudar meu estilo de vida.
Pessoas ativas não precisam mudar o estilo de vida, somente buscar soluções adequadas a seu nível de incontinência.